07 outubro 2016

Louiseboulanger

Retrato pintado por Jean Dunand (2)
Louise Menelot (ou Menelotte) (1878 - 1950)

Estilista francesa.

Começou a trabalhar muito jovem, com apenas 13 anos, como aprendiz em um estabelecimento de costura.

Posteriormente, veio a trabalhar com Madeleine Chéruit.  Quando esta se aposentou, em 1914, ficou administrando a maison Chéruit junto com Mme Wormser até 1923.








Neste anúncio, publicado na revista "La Renaissance de l'art français et des industries de luxe" (15) do ano de 1919, vemos os três nomes juntos.

Em 1923, abriu, com seu marido, Louis Boulanger, sua própria maison no nº 3, rue de Berri. (1 e 3)
(alguns lugares dizem 1927, mas há publicações de roupas em 1925/26, como as fotos abaixo.... o que confirma a informação do ano de 1923)

Sua irmã, Mme. Brandel também trabalhava com ela, como diretora.(4)

No anúncio ao lado, vemos o logotipo da empresa e, ainda, a informação de uma loja em Cannes....



Como havia a possibilidade de confusão com outra costureira, decidiram unir os nomes dela e dele, sem separação: Louiseboulanger.

No museu do Pallais Galliera (5) há um vestido de 1898 atribuído a uma Madame Boulanger, situada na rue "du 29 juillet" que deve ser esta outra pessoa.


1925 (6):


No livro "A Shopping Guide to Paris", de Thérèse e Louise Bonney (1929) (4), vemos um belo relato sobre Louise e sua maison:

"Acima dos Champs-Elysées, virando a esquina na Rue de Berri, está a casa de Louiseboulanger. Quando você estiver procurando por esta casa no catálogo telefônico, lembre que ela se escreve exatamente assim, como um só nome. 
Ali você encontrará um total desprezo ao velho em favor do moderno na decoração, e perceberá como a eliminação e simplificação de linhas e cores aumenta a força das vitrines.  Não há nada para distrair os olhos das roupas, e as antigas paredes de ouro velho fazem incríveis cenários para qualquer tipo de vestido
."

Acrescentam: "Ela se atreve bastante com a silhueta, mas você pode confiar nela (...) vá a Louiseboulanger e veja o que ela pode fazer por você. Ela não vai errar. Se ela não puder ajustar os babados ou te permitir o tafetá florido, ela te dirá."

1926 (6):

1926 - A revista dos EUA, "The Delineator magazine" (7) publicou esses desenhos com esses comentários:

esq.: "Louiseboulanger marca os quadris esbeltos de um vestido de veludo violeta e prateado com um grande laço de veludo roxo colocado sobre uma cauda lateral".


dir.: "Fitas metálicas douradas marcam a linha de cintura de um delicioso vestido de Louiseboulanger. A saia é levemente franzida, levemente godê e totalmente coberta de longas escamas pretas e douradas que dão peso, balançam e ondulam quando em movimento."

(Esse eu queria ter visto em foto....  colorida)


1926 - Nesta capa da revista L'Officiel (8), aparece Mme Agnès, chapeleira conhecida da época, amiga de Louiseboulanger com um chapéu Agnès, um tailleur Louiseboulanger e bijuterias de Jean Dunand, o mesmo que pintou o quadro que está lá em cima....

No livro que mencionei acima (4), as autoras declaram sobre Louiseboulanger:

"O seu faro para o moderno em uma expressão aceitável é visto no guarda-roupas de Madame Agnès, a chapeleira, que tem uma reputação de ser chic, ousada e original mas nunca muito visível. Agnès se vestia em uma casa mais conservadora, mas, a partir do dia em que Louiseboulanger se inspirou em seu tipo particular para criar roupas para ela, ela passou a aparecer na imprensa e nas notas de moda dos dois continentes. Isso é algo que Louiseboulanger pode fazer por você também."

Neste mesmo número, aparecem estes modelos:

1927 (6):

Em outro livro citado pelo museu FIT (9) (sem a menção do nome) consta:
"Mulheres que ousarem vestir roupas que são claramente individuais e cerca de três estações à frente do estilo,  se dirigem, naturalmente, a Louiseboulanger."

Ela ficou conhecida por modificar o estilo "la garçonne" popular na década de 20, de corte reto, adicionando mais volume nos quadris e alongando as bainhas para um visual mais feminino e elegante.

Costumava usar o corte no viés e as bainhas assimétricas, na altura dos joelhos na frente e longos atrás.

Para suas criações, escolhia cores quentes, como o rosa pink, damasco e laranja, bem como azul gelo e safira, mas também ficou bem conhecida pelo uso de tafetá, chiffon e crepe floridos.

Entre suas clientes estava Marlene Dietrich. Parece que Balenciaga visitava sempre a maison e foi muito influenciado por ela.





Fez, em colaboração com Jacques Manuel, o figurino de Brigitte Helm no filme "L'Argent" de Marcel L'Herbier de 1928. (10)






1928 (11):

Este vestido de dança cai reto a partir dos ombros, com um lenço combinando do mesmo tecido.

A cintura baixa criada pelas penas é praticamente nenhuma cintura. Apesar de existirem espartilhos para criar esta silhueta nos anos 20, a situação ideal era de não ser necessário seu uso para alcançá-la.

A dança, especialmente os tipos frenéticos como o Charleston e o Bunny Hug, era muito popular nos anos 20 e o movimento permitido pelos vestidos soltos e retos encorajavam a atividade.













O acabamento de plumas usado pela designer Louiseboulanger para este vestido deve ter acrescentado à dança um drama particular.
Feito de filamentos individuais de penas de avestruz, amarradas juntas de forma a criar longos fios, cada pena tingida em uma tonalidade diferente para criar o efeito de uma cascada degradé.

As penas, em sua forma natural são lindas, mas as de Louiseboulanger foram propositalmente governadas e transformadas além de sua beleza natural para se conseguir um acabamento controlado e sofisticado.





A cronista de moda Mary Brooks Picken lembrou (11):

Se os vestidos de Paris do início dos anos 1930 podem ser lembrados como chiques, as roupas de Louiseboulanger deveriam ser chamadas de ‘superchic.’”

"Sua vida privada era gasta no meio artístico e muitos pintores e escultores famosos eram seus amigos."

Esta blusa traz informação de arte moderna em seu formato plano, na sobreposição de colagens, texturas abstratas e efeitos de "trompe l’oeil"


1928: La Duchesse de Peñaranda (12)



Em 1928 um fabricante de relógios, Elgin, criou uma linha com desenhos de vários designers da época (7):



1929 (9):

Esse vestido foi comprado por Muriel King quando trabalhava em Paris como ilustradora.  Interessante que ele aparece em duas ilustrações diferentes:


















O design de Louiseboulanger reflete elegantemente a forma da bainha do final dos anos 20:  assimétrica, uma cascata de tecido caindo até o chão, em antecipação da silhueta mais longa da década seguinte.





Muriel King obviamente admirava a inovativa proporção de Louiseboulanger, bem como seu uso de estampas, tanto que seu guarda-roupas continha várias peças da costureira.


1929 (13) e (6):


1930 (6):

Década de 30: Vestido de cetim ciré cortado no viés com mangas godê e laço niquelado.(14)

Vestido de cetim preto cortado no viés com fivelas de baquelita vermelha e strass.(14)

Vestido de renda azul marinho bordada com lantejoulas metálicas douradas com cinto cruzado no decote império e fivela de metal nas costas.(14)
1932:
1932 (11):
1933 (11):

Em 1933 teria fechado as portas por um tempo no qual teria trabalhado para Callot Soeurs.  Essa informação também é confusa.  No nº 145 da revista L'Officiel (8) saiu o seguinte anúncio, da fusão das companhias Louiseboulanger e Callot Soeurs:
1934:

1934: veludo de seda com cinto em forma de serpente em turquesas e "aventurine" (quartzo verde).


No entanto, o nome Louiseboulanger volta um pouco após....



Ela  se mudou, em 1935, para o nº 6, rue Royale.


(O anúncio é de 25/03/1936) (15)

Fechou seu negócio por causa da II Guerra em 1939.

Morreu em 1950.

1936 (11):

Ver também:

(1) http://www.palaisgalliera.paris.fr/sites/galliera/files/cp_dp_visuels/dossiers_de_presse/dp_novel_of_a_wardrobe.pdf
(2) http://www.allposters.com/-sp/Portrait-of-Louise-Boulanger-Posters_i12093258_.htm
(3) Elements of Fashion and Apparel Design - G. J. Sumathi
(4) https://archive.org/stream/shoppingtoguide007017mbp#page/n41/mode/2up
(5) www.palaisgalliera.paris.fr/
(6) http://www.gettyimages.com/
(7) https://witness2fashion.wordpress.com/
(8) http://patrimoine.editionsjalou.com/
(9) http://fashionmuseum.fitnyc.edu/
(10) http://www.fashioninfilm.com/wp-content/uploads/2014/06/doss-16-sept-2014-lower-res.pdf
(11) http://www.metmuseum.org/
(12) http://hprints.com/
(13) http://www.thierrydemaigret.com
(14) http://decadesinc.blogspot.com.br/
(15) http://gallica.bnf.fr
(16) https://keepfeeling.wordpress.com/


http://www.fashionmodeldirectory.com/designers/louise-boulanger/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que bom que você veio ao meu blog e vai deixar um comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...