22 outubro 2016

Laferrière

Maison Laferrière (1847 - 1912)

Mais um problema. Não achei foto, nem pintura, nem caricatura da pessoa que originou esta griffe.... não se sabe sequer o nome com certeza.

As etiquetas e uma fatura (1) aparecem como: "Maison A. Laferrière".
O que é o "A"? Não faço a menor idéia.

Outros locais indicam o nome Madeleine...

As datas são indicadas como de nascimento e morte da Madeleine ou como de início e fim da Maison.... estou mais inclinada a assumir esta última.
Muitas dúvidas.... mas continuemos com as certezas...

Essa foto pequenina (1), sem possibilidade de ler o que está escrito, saiu de um artigo da revista Fémina e mostra um salão da Maison, estabelecida no nº 28 da rue Taitbout em Paris.

Seus dias de maior glória estiveram entre 1880 e a década de 1910. No guia de viagem de Baedeker's 1890-91 “Guide to Paris”, foi mencionada como uma das três maiores casas, junto com Worth e Pingat.

1890 (2):
Conjunto em duas peças em lãzinha, voile de seda, anágua de seda com pequenas pregas, renda sobre o peitilho, enfeitadas de contas de madrepérola em flores bordadas e em pendentes.


1892/96 (3):
Vestido sem mangas com decote em V, em chiffon de seda amarelo com plumas prateadas e cetim de seda amarelo.

A blusa tem a frente drapeada e traspassada.  O decote das costas é arrematado por flores de cetim brancas.

A saia é enfeitada com fitas de cetim verticais com laços na altura dos joelhos e acabados com flores de seda branca.

O tecido das costas da blusa e da cauda longa é de cetim de seda bordado com motivos de plumas em fio prateado.

1899 - Palais Galliera, musée de la Mode de la Ville de Paris (4):


Capa com bolso interior de veludo ferrugem, musselina ferrugem, passamanaria ferrugem e forro de seda creme estampada.
A etiqueta diz: "Laferrière Robes et manteaux / 28 rue Taitbout, Paris Hiver 1899".

Foi doada pela condessa Etienne de Jouvencel.









1900 - Chicago (5):  Conjunto preto com detalhes gráficos na jaqueta e na saia.











Seda, crepe de lã e pelo de raposa.

Os detalhes são feitos com lã preta e amarela.  Mangas presunto.

Saia longa com leve cauda em preto, bordada em preto e amarelo.

Foi usado por Mrs. Bertha Honoré Palmer e aparece nestas fotos tiradas na véspera de sua partida para a França para visitar a Exposição de 1900.


A maison era frequentada por aristocratas e pessoas de grandes posses que admiravam seus desenhos requintados e fino acabamento. Criou vestidos para a Rainha Maud da Noruega, para a Imperatriz Eugenie e para a Rainha Alexandra da Dinamarca.

Participou da Exposição internacional de 1900.


1900 - Museu Victoria and Albert (6):

Vestido de noite de cetim em duas partes.

Cetim em jacquard com motivo floral decorado com imitação de pérolas, diamantes e  lantejoulas.

A parte de cima é montada sobre uma fundação de seda com barbatanas. É presa no meio das costas com ganchos em posições alternadas para suportar a tensão. Esse fechamento é coberto por uma parte drapeada que se fecha no lado direito também com ganchos.

A saia é formada de sete panos, dois mais longos nas costas são franzidos na cintura e formam a cauda.

A bainha é acolchoada para manter a cauda aberta, suportada por uma anágua de gaze de algodão franzida e renda.

Este vestido foi usado pela Princesa Alexandra da Dinamarca (futura rainha do Reino Unido).

Faz parte da coleção do fotógrafo Cecil Beaton (1904-1980) que contactou a elite da Europa e Estados Unidos para reunir peças que representassem a arte do vestir.
A coleção foi exibida em 1971, acompanhada de um catálogo detalhado.









1902 - Museu Nacional de Oslo (7):

Vestido de gala usado pela princesa Maud (futura rainha da Noruega) para a coração de seu pai, Edward VII do Reino Unido, filho da Rainha Vitória.














1906 - Revista Fémina (1)


1906 - Museu Nacional de Oslo (7):
Também usado pela Rainha Maud da Noruega.  As mangas foram acrescentadas posteriormente.





















1907/09 - Museu Nacional de Oslo (7):

Também usado pela Rainha Maud da Noruega.  Ao lado, a fotografia da rainha com o vestido.... E, abaixo, as fotos do museu.

Feito no viés.... Não há costuras aparentes (ao menos nas fotos). Um lindo trabalho.














1910 - MET (8) - Capa de seda

Sem data (9):



Casaco de seda e renda todo circundado por mais de 100 pompons feitos à mão de linha de algodão e por faixa de veludo de seda.  Fechado por um único gancho na cintura.









Arsene Bonnaire aparece como diretor da Maison nesta foto e, também, em uma entrevista publicada no New York Times em 24/03/1912.

Seria ele o "A" do título????






Ver também:
(1) http://hprints.com/
(2) https://www.delcampe.net/en_GB/collectables/vintage-clothes-linen/before-1900/ensemble-femme-robe-perles-1890-maison-laferriere-87571821.html
(3) http://kent.pastperfect-online.com/34506cgi/mweb.exe?request=record;id=0C7704E1-1B18-49A3-9E41-909021787648;type=101
(4) http://a80-musees.apps.paris.fr/ 
(5) http://digitalcollection.chicagohistory.org/cdm/search/collection/p16029coll3/field/creato/searchterm/Monsieur%20LaFerri%C3%A8re%20(designer)/mode/exact 
(6)  http://collections.vam.ac.uk/item/O16778/evening-dress-maison-laferriere/
(7) http://samling.nasjonalmuseet.no/
(8) http://www.metmuseum.org/
(9) https://www.etsy.com/listing/469307118/french-haute-couture-antique-maison?ref=related-4

http://aneacostumes.tumblr.com/post/143475193671/maison-laferri%C3%A8re-of-paris-today-a-fashion-house
http://headtotoefashionart.com/madeleine-laferriere-1847-1912/ 

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