14 maio 2012

Presentes

Se há uma coisa boa é presente.
Gosto de presentes.
Especialmente os surpresa, daqueles que mostram realmente que uma pessoa lembrou da outra e quis fazer um agrado, independentemente de datas ou obrigações.

Meu marido acha graça e diz que eu gosto mais de dar presentes do que de ganhar, e que sou muito chata (corrigindo) exigente, difícil para agradar.
Ele está mais ou menos certo...

Realmente adoro comprar presentes.  Isso, para aquelas pessoas que ficam felizes, é claro. Comprar presente para quem faz cara de ó.... ninguém merece.



Mas para aqueles especiais, gosto de procurar, escolher, imaginar a pessoa, lembrar de características, para encontrar o presente perfeito, ou o melhor possivel dentro do orçamento...

Mas seria louca se não dissesse que gosto de ganhar presentes.   Claro que gosto, especialmente daqueles que mostram que a pessoa realmente se lembrou de mim, não apenas comprou a primeira coisa que apareceu. 

E, esses dias,  eu ganhei um presente, um presentão.  A querida Cléo Rodrigues, editora, me mandou os 3 livros editados por ela sobre moda que mencionei há uns posts atrás.
É, os três!!!!
 (Sorrisos felizes.)

Agora, pude comparar a edição que eu tinha (1ª) com a nova (5ª) do Modelagem Industrial Brasileira.

Houve algumas mudanças, principalmente nos gráficos.  A letra é um pouco maior, os moldes finais, agora, estão em cinza, o que facilitou bem a visualização com um contraste claro com as etapas de preparação.
Há alguns esclarecimentos a mais, o molde básico da saia deixou de ter 2 pences e passou a apenas uma e a ordem dos modelos mudou um pouco.
É isso.
Como já disse antes, é um livro prático, bom para quem quer pegar e fazer, direto.
Eu já gosto (preciso) de detalhamento, de respostas aos meus porquês...
Mas para isso é que existem vários livros. O da Sônia e Sylvia para a prática e outros para responder aos porquês. Aí dá tudo certo.

O segundo presente foi o livro, das mesmas autoras, de saias.
Neste, elas repetem as saias que estavam no primeiro, mas acrescentam muitas outras.
São 65 no total.
Tem saia para todos os gostos.


O último foi o livro de desenho, que realmente é muito bem feito.
Quem está iniciando na arte do desenho de moda deve olhá-lo, porque realmente é bem detalhado, com explicações muito claras.

Pena que não sei desenhar.

O único porém, que nada tem a ver com o livro em si é que sou contrária a essa forma espichada das bonequinhas, penso que isso gera uma concepção errada das roupas.  O desenhista imagina uma roupa para uma figura longa e ela nunca vai ficar bem em uma figura baixinha.

Acho que seria melhor desenhar sobre silhuetas reais, porque as roupas acabariam sendo desenvolvidas para exaltar as mulheres de verdade.

Mas a autora não tem culpa.  É uma regra da indústria e quem desenha tem que saber fazer assim, até porque as modelistas estão tão acostumadas que já fazem o desconto na proporção na hora de fazer os moldes. (!?!)

Para mais detalhes sobre os livros, veja o posts anterior.


Um comentário:

  1. Que bom que você gostou da nova edição do livro MIB e das outras obras.
    As autoras têm a preocupação de estar atualizando e encontrando sempre a melhor maneira de passar seus conhecimentos aos seus leitores.
    Bjs

    ResponderExcluir

Que bom que você veio ao meu blog e vai deixar um comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...