07 maio 2011

A Roupa e a Moda

A Roupa e a Moda
James Laver (1969) e Thames and Hudson (1982)
Companhia das Letras (278 pág.)

História da moda, escrita por um historiador que foi curador do museu Victoria and Albert na Inglaterra. 

Ele utiliza justamente as obras de arte como fundamento para suas análises.



A idéia é boa, mas merecia melhor elaboração.  O texto vai narrando as mudanças nas roupas masculinas e femininas, as saias que se alargam, que se afinam, a cintura que sobe e desce, as mangas que são justas ou volumosas, etc. etc., mas as informações ficam soltas.  Em alguns momentos não se sabe exatamente sequer qual o ano/década da qual ele está tratando, é preciso voltar algumas páginas atrás.

Outro ponto é que o autor, inglês, foca seu trabalho na Inglaterra.  Fala da França, por obrigatório, da Espanha e Estados Unidos, mas o livro é centrado na moda inglesa.

Também senti falta de uma associação com as questões históricas, sociais, artísticas, tecnológicas e ideológicas que explicassem ou, pelo menos, justificassem as mudanças.
O único capítulo em que essas informações aparecem mais claramente foi o último, escrito, após a morte do autor, em 1982, não sei por quem, segundo encomenda da editora original..

O livro termina com um longa bibliografia, toda em inglês, de livros que não foram editados aqui.
Dessa forma, em sendo o único, este é o melhor, motivo porque, segundo a wikipedia, este livro faz parte do currículo de todos os cursos de moda do país. 
Como diz o ditado, ... quem tem um olho é rei.


Do jeito que estou falando, parece até que não gostei do livro e não é verdade, gostei sim,  Podia ser melhor, as editoras brasileiras deveriam  publicar outros estudos semelhantes... mas este é bom, sim,  e muito ilustrado.

(continua...)

[terminei em 20/04/2011]

2 comentários:

  1. Que bom que não fui a única a achar isso pois já estava me sentindo uma extraterrestre ou um peixe fora d'água...rsrsrsrs...e infelizmente não existem, pelo menos eu não tive nem encontrei em livros direcionados, relatos relacionados a moda das épocas dos ipérios de Creta, Mesopotâmia, ásia menor, oriente, cultura Maia, Asteca....Ou seja, tem uma lacuna bem grande que nem os livros importados trazem para nos...tenho a impressão de que começam do século 10,11 em diante....o que é uma pena, pois pelo menos quem escolhe indumentária, ou quem se interessa em estamparia étnica ou até mesmo referencia coleções, sapatos, algumas inspirações desta época, o que é muito interessante, pois são interesssantissimas e exercem um verdadeiro fascínio e há muito para ser explorado, não há material para laboratório.! Uma lástima!

    Adorei o Blog!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá, você não disse seu nome... recentemente encontrei um livro mais dedicado à história, com um interesse inclusive na arqueologia. Só que é gigante e em inglês!!! Vou procurar o título e depois coloco aqui.
      Obrigada pelo comentário.
      Bj.

      Excluir

Que bom que você veio ao meu blog e vai deixar um comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...