04 janeiro 2011

Mostra YSL no Centro Cultural do Banco do Brasil - 2009

Eu estive lá.

Estavam expostos alguns croquis e alguns modelos, inclusive a famosa Saharienne (esquerda e abaixo). 

Da exposição em si, não posso dizer que gostei, porque a organização optou por uma iluminação muito teatral que tornava as salas muito interessantes, mas que impediam que os visitantes admirassem as roupas em si.

Não fosse suficiente, eu sou míope...
Daí que um segurança me chamou a atenção porque estava me aproximando muito de um manequim (nas fotos dá para ver umas faixas brancas no chão, afinal o fotógrafo usou flash, - lá, eu não percebi...) e não pude admirar os modelos como gostaria.



(Pelo vestido da foto (final da década de 60, início de 70), dá para ver que Jean-Paul Gaultier teve em quem se inspirar para fazer o figurino dos shows da Madonna nos anos 90...) 

Mas o que calou mais fundo em minha memória foi a exibição do desfile de despedida de Saint-Laurent.
Até então eu tinha um certo menosprezo pela profissão de modelo, achava que bastava coragem e vontade de se deixar olhar e andar para lá e para cá...

Não, esse desfile me mostrou que determinadas modelos alcançam renome porque realmente têm personalidade na passarela.  No desfile do YSL, só tinha top-model, mas mesmo assim, algumas se destacavam.
O jeito de parar, de se mexer, de abrir um casaco, pode atrair a atenção do público ou não. A moça da direita (alguém sabe o nome?)  e Jerry Hall (acima) deram um show


Mas quem não viu a exposição não precisa ficar totalmente triste.  Pelo menos o desfile está inteirinho no You Tube, que você pode acessar por aqui:








3 comentários:

  1. E viva o YouTube! É um previlégio enorme ver essas imagens!

    ResponderExcluir
  2. Ops! "privilégio" e não "previlégio", desculpe o erro crasso

    ResponderExcluir
  3. Foi lindo esse desfile, não foi?
    Eu vivo trocando o e pelo i e vice-versa. É porque as duas letras são batidas pelo dedo médio das mãos, daí que o cérebro às vezes dá a ordem invertida...

    ResponderExcluir

Que bom que você veio ao meu blog e vai deixar um comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...