29 janeiro 2011

Inspirações - A mesma idéia em dois estilistas

Hedy Lamarr em "Sansão e Dalila" (1949), cujo figurino foi feito por Edith Head, que ganhou um oscar por isso.
A atriz veste um vestido branco com um largo cinto misturando várias cores. 
Recurso simples que dá um efeito maravilhoso.







Algum tempo depois,  (imagino que o vestido seja da década de 70?) Yves Saint-Laurent faz mais ou menos a mesma coisa, com um vestido escuro acinturado por faixas roxas, rosas e verdes.
Linda combinação!

Hoje em dia, com essa onda do "politicamente correto" o mundo ficou muito chato, então vamos explicar:  Não estou acusando ninguém de cópia ou plágio, mas simplesmente mostrando uma idéia repetida.  Provavelmente muitas mulheres pelo mundo usaram outros vestidos semelhantes antes destes. (Só sei que YSL foi depois da Edith Head porque ele começou a trabalhar somente em 1955, seis anos após o filme.)

Eu mesma vi, há alguns anos, em uma lojinha no centro do Rio, um vestido preto, sem mangas, com faixas que se cruzavam na cintura, uma verde e a outra azul e me arrependo até hoje de não tê-lo comprado.

Resumindo, o vestido é bonito, na cor clara ou escura, e eu gosto.

Um comentário:

  1. Eu creio que este pormenor das faixas coloridas é inspirado nos vestidos japoneses (muito mais antigos!), onde o uso de faixas coloridas era normal tanto por mulheres como por homens...

    Acho que hoje em dia há poucas ideias verdadeiramente originais, a moda é em parte cíclica e reinventa-se sobre as mesmas bases... Há um ñº finito de silhuetas, de materiais, de cores... Não me choca, o que é de reprovar é a cópia descarada onde se "roubam" os créditos, ou seja, assume-se algo como puramente original quando é uma cópia descarada "tal e qual" ou muito semelhante de um trabalho original de outro designer.

    ResponderExcluir

Que bom que você veio ao meu blog e vai deixar um comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...